Curcumina: como melhorar a absorção
- Jordan Oliveira
- 18 de jun. de 2020
- 1 min de leitura

Como eu havia falado no post anterior, a curcumina é o principal polifenol do açafrão da terra, tempero com diversas propriedades terapêuticas, devido a seu efeito antiinflamatório, antioxidante, modulador de monoaminas e de BDNF, etc 🧠.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️ Entretanto, ela possui baixa biodisponibilidade (baixa absorção, rápido metabolismo e rápida excreção), mas existem formas de melhorá-la:
⠀⠀
🔬 Uma delas é a associação com a piperina (alcalóide presente na pimenta preta), que pode aumentar sua absorção em até 2000%, através da inibição da glicuronidação intestinal e hepática (Shoba et al., 1998; Atal et al. 1985). ⠀⠀
🔬 Outra forma (a mais usada em estudos) é a utilização de nanocápsulas de núcleo lipídico carregadas de curcumina, pois ela é um composto lipossolúvel (sendo melhor absorvido com gordura) (Hoppe et al., 2013).
⠀⠀
💛 Quando utilizar o tempero na comida, use também a pimenta preta e um pouco de gordura (azeite de oliva por exemplo) para melhorar a absorção de seus compostos.
Caso opte pela suplementação, converse com um profissional capacitado para avaliar a necessidade e, se for o caso, fazer a prescrição individualizada para você. ⠀⠀
▶️ Tenha um profissional capacitado para te auxiliar 👊🏼✅
⠀⠀
↪️ Se gostou, me siga nas redes sociais (@nutri.jordanoliveira) 😉👍
Commenti