Chá de Hibisco: qual o efeito na pressão arterial?
- Jordan Oliveira
- 6 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

O chá de hibisco, também conhecido como “chá amargo”, é uma excelente fonte de antioxidantes, com efeito anti hipertensivo e anti inflamatório 🍵🩸. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔬 Em um estudo realizado por Faraji et al. (1999), verificou-se que indivíduos hipertensos que ingeriram chá de hibisco tiveram redução na pressão arterial sistólica e diastólica de 11,2% e 10,7%, respectivamente, após 12 dias de consumo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔬 Nwachukwu et al. (2015) verificaram que o chá de hibisco foi tão eficaz quanto o medicamento hidroclorotiazida na redução da pressão arterial em indivíduos hipertensos, com maior duração e ação. A quantidade diária utilizada foi de 150mg/kg de peso. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📚 Uma revisão sistemática de ensaios clínicos (Walton et al., 2016) concluiu que o consumo de hibisco é seguro e bem tolerado, e que pode ter seu lugar no tratamento complementar da hipertensão, porém 40% dos estudos são de baixa qualidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔬 Abubakar et. al. (2019) verificaram que o extrato de hibisco melhorou a função vascular pós prandial, através da melhora da dilatação fluxo mediada da artéria braquial (marcador usado para avaliar função vascular). O uso do hibisco pode ser uma estratégia interessante no tratamento da disfunção endotelial, potencialmente reduzindo risco de doenças cardiovasculares.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
↪️ Dica: gosto de colocar hibisco na limonada 🍋, fica muito bom!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
▶️ Tenha seu nutricionista 😉✅
Commentaires